Apropriação cultural? 🎇

13:10

Oi gente, tudo bom?


Primeiramente feliz ano novo e que 2017 seja um ano maravilhoso para todos nós! Agora sim, vamos com essa postagem.


Estava lendo sobre apropriação cultural esses dias e me veio na cabeça “Será que o branco que usamos no ano novo tem alguma relação com as religiões afro-brasileiras? ”, pois bem fui procurar. E sim, o branco que usamos no ano novo tem relação com candomblé. Os seguidores do candomblé se vestiam de branco para atrair boas energias para o próximo ano, e iam para a praia entregar flores a Yemanja.Os moradores locais acharam muito bonito e começaram a adotar.
E a maioria dos brasileiros ainda hoje usam roupas brancas na passagem. Porém segundo os dados do IBGE de 2010 apenas 0,3% dos brasileiros seguem religiões afro-brasileiras. O que mais me impressiona é que essas religiões são as que mais são perseguidas e que de longe as que mais sofrem com preconceito.
Então queridos católicos, evangélicos, ateus, judeus, mulçumanos e qualquer outro seguidor de outra religião que esteja aqui no Brasil pensar em ofender as religiões afro-brasileiras pense bem se vocês estão aderindo a costumes dessas religiões sem saber. Na verdade, isso serve para qualquer religião, mas como é ano novo e as religiões afro-brasileiras são as que sofrem mais preconceito tinha que fazer a apelação. E não esqueçam de que apesar de morarmos em um país laico, intolerância religiosa é crime, isso significa que todo cidadão tem o direito de realizar suas crenças desde que não interfira na vida do outro. Então antes de dizer chuta que é macumba, ou reclamar da tão macumba no meio da calçada, lembra se que tem uma bancada evangélica que anda privando seus direitos muito mais que a macumba no meio da calçada.

Espero que tenham gosta e que isso tenha feito vocês a pensarem mais quando resolverem adotar algo só porque tem um grupo fazendo.Não esqueçam de seguir as redes sociais,o blog e compartilhar com os amigos.Volte sempre,um bom começo de ano,beijso e até a próxima postagem.❤ 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Isso é muito engraçado!
    Ter preconceito de uma religião e, ao mesmo tempo, fazer uso do ritual de passagem daquela religião. Eu sempre digo que nós, humanos, somos loucos. Uns mais insanos que outros e isso faz o mundo ser bem tão legal.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Like us on Facebook

Flickr Images